sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Poucas & Boas (Coluna do Correio da Semana - 07.01.12)

Mãos à obra
Será que veremos algum dia, nos bairros e comunidades, nossos futuros doutores pondo em prática aquilo que estão aprendendo na Universidade? Ou mesmo distribuindo isso gratuitamente através do rádio? Seria assim: Cada um, principalmente os das áreas médica, jurídica e do magistério, dando um pouco de si aos milhares que carecem de uma ajuda que jamais esvazia o bolso de quem doa: o repasse de conhecimento. Quando isso for feito, em pouco tempo haverá menos doenças e mais pessoas saudáveis por conta da precaução, bem como cidadãos mais responsáveis por tomarem consciência dos seus direitos e deveres e mais úteis à sociedade. Pensem nisso!

Por várias vezes aqui insisti nesse desejo, que mais representa um pedido a todos que podem e têm o dever de ajudar. Mas retorno ao assunto para noticiar que começo a vislumbrar a realização desse meu antigo sonho. Já está no ar Momento Jurídico.
 Renan Martins, Frank Sinatra e Henrique Augusto
Formando cidadãos e dando lição a Formados
De um lado, o talento de três estudantes de Direito compromissados em levar gratuitamente informações sobre direitos e deveres à parcela da população muitas vezes prejudicada por esse desconhecimento.  Do outro lado, o compromisso da Direção da Rádio Caiçara AM 910 com a principal função social do rádio. 

Foi assim que nasceu o quadro “Momento Jurídico” no dia 25 de novembro de 2011, levado ao ar toda sexta-feira, das 13h às 13h40, no Programa Cidade 910, comandado pelo experiente Luiz Siqueira. Compõem a equipe: Henrique Augusto Félix Linhares (9º período), Frank Sinatra Dias Braga (9º e 10º) e Renan Martins Albuquerque (9º), todos acadêmicos de Direito da Faculdade Luciano Feijão e estagiários em escritórios de advocacia em Sobral.

Momento Jurídico funciona como um tira-dúvidas jurídico. O ouvinte liga antecipadamente em qualquer dia para o Portal da Rádio Caiçara (3614-3104) e registra sua indagação, que será respondida preferencialmente na sexta-feira. As perguntas também são recebidas no horário do quadro. Não havendo tempo para resposta, essa será dada na sexta-feira seguinte. E o ouvinte ainda pode comunicar-se diretamente com os universitários: (88) 9712-8859 e (88) 9470-1560 (Henrique Augusto) e (88) 9289-8749 (Frank Sinatra) ou através do e-mail: momento_jurídico@hotmail.com

A equipe garante respostas para dúvidas sobre os mais variados temas. Direito Previdenciário: Aposentadorias (Por idade e por tempo de contribuição e por invalidez e aposentadorias especiais), concessão de benefícios, auxílios doença e acidentes), pensão por morte. E reajustes desses benefícios. Direito do Trabalho: FGTS, despedida sem justa causa, equiparação salarial, dúvidas sobre questões que envolvam sindicatos. DPVAT - Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de via Terrestre (O que é? O que o seguro cobre? Quais são os benefícios? Quem pode recebê-lo?) e outros temas, como Usucapião, Herança (Inventário e Partilha), Divórcio etc.

Vale ressaltar que o embrião do Quadro foi o projeto “População Carente - entraves na busca pelo direito”, elaborado através de visitas dos universitários a locais onde moram as pessoas mais carentes de informações, nos quais a presença de advogado é coisa rara. “Essas pessoas muitas vezes têm inúmeras dúvidas e deixam de resolver imediatamente seus problemas por falta de informações, por medo de se deparar com pessoas mal intencionadas ou por não poderem arcar com despesas de consultas a um profissional do Direito”, explica Henrique Augusto. Dos resultados desse projeto os estudantes elaboraram um estudo e apresentaram no IV Encontro de Pesquisa e Extensão, realizado pela Faculdade Luciano Feijão, e em outros Congressos. Segundo os autores, futuramente será apresentado ao Prefeito de Sobral e dos demais municípios visitados, tais como, Groairas, Miraíma, Alcântaras, dentre outros.
 Luiz Siqueira, Henrique Augusto e Frank Sinatra
Resta parabenizar os futuros advogados Henrique Augusto, Frank Sinatra e Renan Martins, o respeitado radialista Luiz Siqueira e a Direção da Rádio Caiçara pelo quadro radiofônico de tanta utilidade pública e que merecidamente já está fazendo muito sucesso. Vida longa, Momento Jurídico! Que seu exemplo seja copiado, inclusive por quem já concluiu seu curso universitário. Imitar o que é bom denota humildade e, principalmente, sabedoria.
*******

Pérolas do rádio
O foncionário do escritório de advogacia leu o mandato judicial para mim ouvir e falou que eu não seria preso”, disse, radiante, o radialista. Já eu digo que o colega merecia ser preso pelos crimes contra a nossa Língua Portuguesa, a fim de aprender que o certo é: funcionário, advocacia e mandado (nesse caso) e “para eu ouvir”. Frase corrigida: “O funcionário do escritório de advocacia leu o mandado judicial para eu ouvir e falou que eu não seria preso”, disse radiante o radialista.

Domingo na Educadora (www.educadora950.com)
Até amanhã (10h), no Programa Artemísio da Costa na Educadora AM 950. Notícias, reportagens, curiosidades, música de qualidade e entrevista com a equipe do Momento Jurídico, Participe: 3611-1550 //3611-2496.

LEIA, CRITIQUE E SUGIRA:  www.artemisiodacosta.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário